Arcanos Maiores e Arcanos Menores do Tarot – Lição 11

0
1232
Arcanos Maiores e Menores do Tarot
Arcanos Maiores e Menores do Tarot

Os Arcanos Maiores e Arcanos Menores do Tarot formam naturalmente dois grupos. Estas cartas possuem significados únicos, mas elas também têm uma identidade comum com as outras cartas em seu grupo. Os Arcanos Maiores e Arcanos Menores refletem as forças relativas destes dois grupos.

Os Arcanos Maiores representam a energia profunda, forte, decisiva ou a longo prazo. Quando uma carta de um arcana maior aparece em uma leitura, você sabe que encontrou uma poderosa energia em alguma área de sua vida durante a leitura. As cartas dos Arcanos Menores não têm a mesma força, mas elas ainda são importantes. Elas traçam os altos e baixos da vida cotidiana e registam as alterações feitas nos sentimentos e pensamentos. Estas situações são emocionantes, enquanto elas acontecem, mas elas passam com o tempo e à medida que novas preocupações tomam o seu lugar.

 Compare a interpretação destas duas cartas com seus significados semelhantes, mas com diferentes forças energéticas – o Eremita (Arcano Maior) e o Oito de Cálices (Arcano Menor). O Eremita é o símbolo arquetipo de alguém que procura a verdade e o significado mais profundo das coisas. Ele representa o impulso para renunciar aos prazeres superficiais para buscar entendimento lá dentro, no fundo. Em uma leitura, o Eremita pode sugerir que você está sentindo um forte desejo de encontrar respostas, mesmo que isso signifique abrir mão de aspectos do seu modo de vida atual. Esta não é uma energia passageira, mas um grande desejo que poderia durar por algum tempo.

Já com o Oito de Cálices, a sua interpretação pode ser a mesma coisa, mas como se trata de um arcano menor, esta carta implica que sua busca ou desejo não tem a mesma força. Talvez você esteja um pouco entediado no trabalho. Alguns dias você se sente como querendo largar tudo e ir para a praia, mas você realmente não queria sentir isso. Você está procurando, mas o desejo ainda não é um desejo sincero e de longo termo.

Digamos que você está muito bem casado por muitos anos, mas de repente encontrar-se atraído por uma pessoa conhecida. Você consultar o tarô e tira a carta do Dois de Cálices na posição 1 da Cruz Céltica.

Um dos significados desta carta é a atração – sendo atraído para uma pessoa, lugar ou idéia que é agradável. Como esta é uma carta de Arcano Menor, o Dois de Cálices diz que sua atração, provavelmente, é baseado em elementos superficiais, tais como interesses comuns ou desejo sexual. Os sentimentos são fortes, mas eles estão principalmente conectados com uma aventura cotidiana, por enquanto. Vai depender também das cartas seguintes.

 

 Se você tivesse tirado Os Amantes ao invés do Dois de Cálices, você pode ter certeza de que esta atração teria um peso bem maior e para longo prazo. Como uma das principais cartas dos Arcanos Maiores, Os Amantes dizem que esta relação não é simples baseada apenas numa atração passageira. A atração está vindo de um lugar mais profundo. Há elementos que vão além do casual e exigem mais compreensão.

Pode acontecer ainda de você tirar um arcano menor em uma leitura e, em seguida, numa outra leitura após algumas semanas você tirar um arcano maior sobre o mesmo assunto, aí você entende que aquilo que começou com uma menor energia e intensidade se tornou mais importante ao longo do tempo. Da mesma forma, uma questão importante pode se diluir e perder a sua urgência conforme a vida muda e o tempo passa. A mensagem dessa lição é para você sempre entender que os Arcanos Maiores possuem uma energia de longo prazo e que vigora até determinados acontecimentos ocorrerem e que os Arcanos Menores não possuem a mesma intensidade, sendo mais rápidos e simples.




SHARE
Previous articleLer uma única carta de Tarot – Lição 10
Next articleAses ou Aces do Tarot – Lição 12
Luis Renato
Desde 2008 faços minhas próprias leituras de Tarot que aprendi ao estudar muito sobre este maravilhoso baralho. Após diversos testes e estudos resolvi criar este portal para compartilhar os princípios básicos do Tarot. Se você quiser aprender mais sobre o Tarot faça o curso completo.