Os Arcanos Menores do Tarot

Enquanto os Arcanos Maiores expressam condições universais e com mais força, os arcanos menores trazem essas condições para a arena prática mostrando como eles operam em eventos diários. As cartas dos Arcanos Menores representam as preocupações, atividades e emoções que compõem os dramas da nossa vida cotidiana.

Divididos em 56 cartas os arcanos menores possuem quatro elementos: Bastões, Cálices, Espadas e Moedas.
Cada um destes elementos defendem uma abordagem especial para a vida humana.

Elemento de Bastões do Tarot

Os Bastões expressam criatividade, ação e movimento. Eles estão associados com as qualidades como o entusiasmo, aventura, assumir riscos e confiança. Este fato corresponde ao yang, ou o princípio masculino, na filosofia chinesa e está associado com o elemento fogo. A chama do fogo é o símbolo perfeito da força de Bastões. Esta energia flui para fora e gera um envolvimento apaixonado.

Cálices

Os Cálices expressam as emoções e as experiências espirituais. Eles descrevem estados internos, sentimentos e padrões de relacionamento. A energia deste naipe flui para dentro do ser humano. Os Cálices correspondem ao yin, ou ao princípio feminino, na filosofia chinesa e estão associados com o elemento água. A capacidade da água fluir e preencher os espaços vazios, sustenta e reflete as mudanças de humor e faz com que seja o símbolo ideal do elemento Cálice do Tarot.

Espadas

As espadas expressam o intelecto, o pensamento e a razão. Elas estão preocupadas com a justiça, a verdade e os princípios éticos. As Espadas estão associadas com o elemento Ar. Um céu sem nuvens, aberto e cheio de luz, é um símbolo da clareza mental. Este elemento também está associado aos estados que levam à desarmonia e a infelicidade. Nosso intelecto é um bem valioso, mas como um agente de ego, ele pode nos desviar do caminho se não for utilizado com a sabedoria de nosso Guia Interior.

Moedas

As Moedas expressam as preocupações com a praticidade e segurança material. Elas estão associadas com o elemento Terra e as exigências concretas de trabalhar com a matéria. Com as Moedas nós comemoramos a beleza da natureza, nossas interações com as plantas e os animais e as nossas experiências físicas do corpo. As Moedas representam também a prosperidade e a riqueza de todos os tipos. Elas representam o símbolo óbvio da troca de bens e serviços no mundo físico.

Aces ou Cartas Iniciais

Um Ás anuncia a abordagem inicial da leitura, para onde aponta a idéia sobre o que está acontecendo naquele momento. O Ás de Cálices representa o amor, emoções, intuição e intimidade – idéias que são exploradas nas outras cartas de Cálices. Um Ás representa sempre forças positivas. É a porta de entrada de uma leitura e ajuda a identificar pontos importantes durante a leitura das cartas.

Cartas do Meio

Cada uma delas são numeradas e apresentam um aspecto diferente de um elemento. Os Bastões exploram situações como o poder pessoal (carta 2), liderança (carta 3), excitação (carta 4) e competição (carta 5). Uma carta pode aproximar uma idéia de vários ângulos. O Cinco de Moedas mostra as muitas faces de falta de dinheiro – tempos difíceis nas questões materiais, problemas de saúde (talvez uma necessidade física) e rejeição (falta de apoio emocional).

As Dezenas

A carta Dez expressa a situação introduzida por um Ás (Aces) até a  sua conclusão lógica. Se você utilizar o amor, intimidade e emoções do Ás de Cálices por exemplo, você terá a alegria, paz e amor da família dos Dez de Cálices.

Cartas da Côrte

As cartas da corte são pessoas com personalidades que refletem as qualidades do elemento em questão. As Cartas da Côrte nos mostram certas formas de se posicionar no mundo, de modo que podemos usar (ou evitar!) esses possições ou estilos de personalidade quando for o caso.
Um rei é maduro e masculino. Ele é um poderoso cujo o foco é para fora, sobre os acontecimentos da vida. Ele demonstra autoridade, controle e domínio em alguma área associada com o elemento em questão. O estilo do rei é forte, assertivo e direto. Ele está preocupado com os resultados e praticidade, como também nos assuntos pessoais.

A rainha é madura e feminina. Ela expressa as qualidades de seu elemento, em vez de agir para fora o seu foco é interior, e seu estilo, relaxado e natural. A rainha está menos preocupada com resultados do que com o gozo de apenas estar no mundo. Ela está associada aos sentimentos, relacionamentos e auto-expressão.

O Cavaleiro é um adolescente imaturo. Ele não pode expressar-se com equilíbrio e maturidade. Ele oscila muito de um extremo ao outro, enquanto ele tenta se relacionar com sucesso no seu mundo. O Cavaleiro está propenso aos excessos, mas ele também é ansioso e sincero, e estas qualidades são muito positivas. É de se admirar o seu espírito e a sua energia.

Os Pages são crianças brincalhonas. Eles agem com as qualidades de seu elemento com prazer e desapego. Sua abordagem não pode ser profunda, é superficial, livre e espontâneo. Ele é um símbolo de aventura e de possibilidades durante uma leitura.

Agora você tem uma idéia básica do papel de cada carta do baralho de tarô. Você tem uma idéia de como eles se encaixam e que cada um contribui para um todo. Nas lições seguintes, você vai aprender mais sobre estas cartas e como interpretá-las em suas leituras.

Cada carta de um arcano menor tem uma qualidade própria. Nossas experiências cotidianas são uma mistura destas quatro abordagens, ou seja dos quatro elementos. Suas leituras de tarô vão lhe mostrar como as diferentes energias de cada elemento estão impactando sua vida em qualquer momento.
Os elementos do tarot são estruturados tanto quanto nossos cotidianos diários. Cada carta tem um papel a desempenhar e para mostrar como expressamos sua energia no mundo.

SHARE
Previous articleArcanos Maiores do Tarot – Lição 2
Next articleAbertura das Cartas de Tarot – Lição 4
Vivo a vida intensamente e não consigo mais aproveitá-la sem as leituras de Tarot que aprendi no começo de 2008 com um amigo que me ajudou a começar. Após alguns anos de testes e estudos resolvi criar este portal para compartilhar o conhecimento e vender o meu curso básico de Tarot.