Significado das Cartas Invertidas do Tarot – Lição 16

0
5339

Quando você embaralhar as cartas de tarôt após uma leitura, não fique olhando as cartas e procurando as cartas invertidas para colocá-las na posição normal. Até agora, falamos apenas dos significados das cartas de tarot em sua posição normal mas agora você está pronto(a) para aprender mais sobre o significado das cartas invertidas do tarot.

A vida é energia e diversas correntes de força que se misturam  criam os padrões de nossas vidas. Cada carta de tarô simboliza uma energia em particular, e uma leitura de tarô mostra as energias coletivas que compõem uma situação. Quando você faz uma leitura de tarot, suas ações e intenções se equiparam com as energias do momento e assim as cartas unidas formam uma imagem da situação geral das energias que fluem em sua vida naquele momento. As cartas de trazem durante uma leitura as correntes de energia que vivem em torno de você, por isso você deve embaralhar e cortar os montes para tirar as cartas. Neste momento você está criando uma conexão com o baralho e logo ele vai responder as suas perguntas.

Em qualquer momento, essas energias vão estar em diferentes níveis. Certos níveis serão fortes e poderosos, outros nem tanto. Alguns estarão apenas entrando em sua vida, outros, se afastando. Como você vai usar essas energias depende de todos os fatores que incidem sobre a sua situação.

Quando uma carta está na posição vertical normal, sua energia é livre para se manifestar. Suas qualidades estão disponíveis e ativas. Quando uma carta está invertida, a sua energia não está totalmente desenvolvida. Ela pode estar em seus estágios iniciais, ou estar perdendo a força. Pode estar incompleta ou indisponível naquele momento. As qualidades das cartas estão presentes, pelo menos em potencial, mas não podem se expressar completamente devido a posição invertida.

Utilize o exemplo da Carta O SOL do tarot. A energia do Sol é tudo aquilo que você pode imaginar – amplo e esclarecedor. Uma Carta do SOL mostra que a energia de vitalidade está abertamente disponível. Você se sente confiante e bem sucedido(a). Agora é a sua chance de brilhar. Uma Carta do SOL invertida mostra que esta mesma energia está presente, mas a um nível inferior. A vitalidade dela é reduzida ou limitada de alguma forma. Você pode se sentir não tão forte ou sentir um entusiasmo reduzido perante alguma situação. Você pode ter um desejo de grandeza que está frustrado. Você quer o sucesso, mas algo está prendendo você. Não esqueça de que estou falando apenas sobre a carta e não em uma posição durante uma abertura. Utilize esta forma de pensamento para todas as cartas invertidas durante uma leitura e em outra lição falarei sobre algumas cartas Invertidas e seus significados mais comuns.

Faça uma observação para a proporção de cartas invertidas e normais em uma leitura. Quando muitas cartas estão normais, todas as suas energias estão se expressando livremente e poderosamente. A situação geral está bem desenvolvida, e sua finalidade é clara. Quando muitas cartas estão invertidas, suas energias estão baixas, e a situação não está claramente definida. Você pode não estar sentido as energias ou se sentir bloqueado(a), desanimado(a) e sentir algum tipo de restrição em sua vida ou na vida de quem você está lendo as cartas. Você pode estar em um estado confuso onde a mudança é provável. Desde que as energias não estão bem desenvolvidas, elas estão livres para ir em novas direções, ou seja cabe a pessoa que solicitou a leitura através das suas dicas e intuições mudar a própria vida e o próprio caminho.

Encorajo você a fazer as leituras com o uso de cartas invertidas apenas quando você se sentir pronto(a), depois de um tempo, se você achar que gostou de usar as cartas invertidas, continue com elas em sua prática permanente. Se não quiser, continue fazendo suas leituras com as cartas nas posições normais.

A vida é um fluxo de energia constante. Por isso eu costumo utilizar as cartas invertidas para ver onde estão algumas situações que devo trabalhar com mais força para melhorar e mudar algumas escolhas. Nem todas as cartas invertidas possuem sentidos negativos. Algumas cartas invertidas continuam sendo boas mas com estados diferentes de atuação.




SHARE
Previous articleSignificado das Cartas de Tarot na Cruz Céltica – Lição 15
Next articlePrimeira Leitura de Tarot
Luis Renato
Desde 2008 faços minhas próprias leituras de Tarot que aprendi ao estudar muito sobre este maravilhoso baralho. Após diversos testes e estudos resolvi criar este portal para compartilhar os princípios básicos do Tarot. Se você quiser aprender mais sobre o Tarot faça o curso completo.