Os Arcanos Maiores do Tarot

O baralho de tarô consiste em 78 cartas divididas em duas seções, os arcanos maiores e os arcanos menores. A palavra arcano significa “segredo profundo.” Para os alquimistas da Idade Média, o arcano era o segredo da natureza. As cartas de tarô são, portanto, uma coleção dos “segredos” que fundamentam e explicam nosso universo.

As 22 cartas dos Arcanos Maiores são o coração da plataforma do baralho de Tarot. Cada uma destas cartas simbolizam algum aspecto universal da experiência humana. Elas representam os arquétipos – consistentes, seguindo padrões de influência que são parte inerente da natureza humana.

Cada carta dos Arcanos Maiores tem um nome e um número. Alguns nomes transmitem o significado da carta diretamente, como  a Força, a Justiça e Temperança. Outras cartas são indivíduos que personificam uma abordagem específica para a vida, tais como o Mago ou o Eremita. Existem também cartas com nomes como a Estrela, o Sol e a Lua. Elas representam as forças indescritíveis associadas a esses corpos celestes.

Os arcanos maiores são especiais porque extraem reações profundas e complexas. As imagens do baralho Rider-Waite são evocativas porque combinam simbolismo esotérico com figuras e situações reconhecíveis. O simbolismo é sutil, mas eficaz.

Uma das principais cartas são os Arcanos Maiores que recebem sempre um peso extra em uma leitura. Quando uma dessas cartas aparecem, você sabe que as questões em jogo não são mundanas ou temporárias. Elas representam as suas preocupações mais básicas – seus principais sentimentos e motivações. Em lições posteriores, eu mostro com mais detalhes como você pode reconhecer e interpretar os temas do arcanos maiores em uma leitura.

Os Arcanos Maiores são muitas vezes considerados como uma unidade. Esquemas diferentes foram desenvolvidos para mostrar como as cartas formam padrões que lançam luz sobre a condição humana. Numerologia, astrologia e outras ciências esotéricas, muitas vezes desempenham um papel nesses regimes.

Muitos intérpretes visualizam o Arcano Maior como as diferentes fases na jornada de um indivíduo e o seu crescimento interior. Nestes sistemas, cada carta significa alguma qualidade ou experiência que devemos incorporar antes que possamos perceber a nossa plenitude.

Todos nós viajamos uma estrada para a auto-realização, apesar de nossas viagens mais frequentemente envolverem desvios, backups e reinícios do que uma pura e simples progressão suave! Nossos caminhos específicos são únicos, mas nossas metas são universais. Os 22 Arcanos Maiores são marcadores no caminho do desenvolvimento interior que conduz desde a primeira consciência (a carta 0) para integração e a realização (a carta 21).

Muitas vezes nós tentamos superar nossas dificuldades, mas falhamos repetidamente. A lição do Enforcado que significa deixar ir e se render a experiência é uma que é particularmente difícil e pode precisar ser enfrentada mais e mais antes de estar totalmente incorporada.

Muitas vezes, nós experimentamos lições fora de ordem. Uma pessoa pode absorver as qualidades de força no início da vida devido a uma infância difícil, mas só mais tarde vai desenvolver o domínio e controle da Carruagem. Alguém pode superar a atração do materialismo do Diabo através de uma vida de reclusão, mas então precisa aprender sobre relacionamentos e sexualidade e aí entra a lição dos amantes – em um momento posterior.

O arcanos maiores contém muitos níveis e modelos de experiência. Estas cartas possuem todos os padrões de crescimento, e podem ocorrer dentro de um segmento de uma vida ou uma vida inteira. Poderíamos até dizer que uma vida inteira é realmente apenas um episódio de crescimento dentro da grande saga do desenvolvimento de nossa alma.

Não importa qual o nosso padrão de auto-conhecimento, os arcanos maiores mostram-nos que a plenitude e a  satisfação são o nosso destino. Se mantivermos esta promessa como nossa estrela guia, finalmente vamos perceber a nossa verdadeira natureza e conseguir viver melhor.